Mais Ajuda...

1. Pesquisa AVANÇADA

 

Sempre que se pretenda fazer uma pesquisa com cruzamento de informação esta é a forma mais simples e rápida de a efectuar. Para isso basta seleccionar os operadores booleanos pretendidos, preencher as respectivas janelas com a informação desejada e lançar a pesquisa.

d.JPG

Pesquisa Avançada

 

 

 

1.1. Como fazer uma pesquisa avançada

Formulários singulares

O construtor de pesquisa é formado por cinco formulários. Aos três primeiros, designamos por formulários singulares e aos dois últimos por formulários compostos. Cada formulário singular possui três controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa e a caixa de inserção de texto.

 

 

Para realizar uma pesquisa basta escolher qual o campo de pesquisa desejado a partir da caixa de combinação do campo de pesquisa e inserir na caixa de inserção de texto o que se deseja procurar. Existem vários termos possíveis de pesquisa, estando já seleccionados por omissão “Autor”, “Título”, “Assunto”, “Editor” e “ISBN”. Para mudar o termo basta escolher o desejado de entre uma vasta gama possível.

 

 

e.jpg

Termos de pesquisa

Formulários compostos

São semelhantes aos formulários singulares com apenas uma excepção: possuem duas caixas de inserção de texto em vez de uma, permitindo serem utilizados quer como índices de pesquisa singulares, caso esteja apenas uma caixa de texto preenchida, quer combinando ambas as caixas de texto numa conjunção ou criando um intervalo (para datas, por exemplo). Os formulários compostos possuem um número mais reduzido de índices de pesquisa passíveis de serem escolhidos.

f.JPG

Formulário composto

 

 

A fórmula de pesquisa pode ser construída através de cinco diferentes campos e os cinco respectivos operadores lógicos E, OU e EXCEPTO.

 

Cada campo de pesquisa tem por sua vez associado um botão de indíces. Basta carregar no botão g.JPG para se visualizar os indíces existentes, referentes ao que estiver colocado no campo (ver ponto 2).

 

Para lançar a pesquisa basta carregar no botão Pesquisar ou clicar em Enter. Os resultados serão apresentados na área de visualização de resultados.
 

2. Pesquisa por Índices

 

 

A pesquisa por índices visa facilitar o trabalho ao utilizador que queira realizar uma pesquisa mais simples ou que não saiba realmente muito bem o que procura. Basta carregar no botão g.JPG para se visualizar os indíces existentes, referentes ao que estiver colocado no campo.

 

Por exemplo, colocámos “santos”, clicámos em g.JPG e do lado direito observamos os resultados possíveis, podendo ser seleccionados e visualizados os registos através da opção Visualizar. Seguindo uma das ligações irá ter acesso ao resultado tal como se tivesse executado uma pesquisa normal.

 

 

h.JPG

Pesquisa por Índices